SOBRE WANDERLINE

Eu sou Wanderline Freitas, artista plástico, ilustrador, caricaturista, quadrinista, nasci em Assu-RN, em 1973, mas muito cedo venho morar em São Rafael. Aos 12 anos, observando meu irmão Wolclenes desenhar, me veio o desejo de aprender aquela arte. Minha base inicial foram as revistas em quadrinhos.

Em 2001 vou morar em Natal e conheço o artista Plástico Mário Sérgio, meu primeiro professor, que me apresenta à novas técnicas do desenho e da pintura. Com o amigo, começo a trabalhar como professor de desenho e pintura no espaço cultural Van Gogh.

2005 como artista plástico pinto a "ceia dos heróis" tela em acrílico de grande repercução.

2006 até o primeiro semestre de 2008, ministro aulas de desenho e pintura óleo e acrílica para a terceira idade na Unati/UNP.

2008 Exposição individual de retratos em grafite de 16/06 a 17/07/2008 no Centro de Estudos e biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa Av. itapetinga 1430, conj. Santarem.

Exposição coletiva de arte sequencial com os artistas Wendell Cavalcanti, Gabriel Actraiser e Miguel Rude de 06/11 a 06/12/2008 no Centro de Estudos e biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa Av. itapetinga 1430, conj. Santarem.

Essa exposição (Exposição coletiva de arte sequencial) seguiu para o Natal Shopping com mais alguns artistas, veja fotos AQUI.

Para os quadrinhos, no estilo caricato, criei o detetive Eni Guimá e o herói Urubu Man. O 1º teve uma publicação independente, em 2006 (edições esgotadas).

Em um estilo mais sério, publico em 2007 a história WinBlack, pela revista Brado Retumbante nº5.

Ultimamente venho produzindo bastante histórias sobre o cotidiano (uma delas publicada pela revista SUBVERSOS nº2, de São Paulo, em novembro de 2008).

2009 estréia uma série de tiras on line (Os Cabeças) para o portal nominuto.com, logo depois, passa para o blog tiranduma.com, da Republica dos Quadrinhos (ao qual sou um dos membros fundadores) e onde começo a publicar varias de minhas criações, PUP, CÃOversando, Um héroi chamado Urubu Man, Eni Guimá um detetive bom de faro e Rude em dose homeopáticas (essa criada e escrita por Miguel Rude).

2010 começo a publicar (com artistas de Portugal e Brasil) quadrinhos online em um site português www.quadradinhosbd.blogspot.com

Outubro de 2010  a revista MATURI nº3 e 4 publica duas Historias desenhadas por mim com roteiros de Milena Azevedo.

Em novembro de 2010 publico minha segunda revista em quadrinhos AMIGOS AMANTES AMORES 32 paginas preto e branco com capa colorida.
2011 continuo com trabalhos em tela, ilustração para capa de livros e bastante produção em quadrinhos na área de web comics, é desse ano a web comic wanderland não é a dupla dinâmica.

Em outubro participo da FLiQ! feira de livros e quadrinhos dentro da CIENTEC - feira de Ciências e Tecnologia da UFRN ministrando oficina de desenho e arte final (veja fotos AQUI) e no estande de historias em quadrinhos onde estava sendo vendido as HQs dos artistas Potiguares entre elas o romance de minha autoria AMIGOS AMANTES AMORES, e OS NOTAVEIS, DEPOIS DE TUDO e MOSAICO.

E o lançamento da revista Maturi 4 que tinha minha participação.

2012 para o projeto "agosto pra tudo" da Republica dos Quadrinhos publico a web comic Wanderland 2.

No dia 29 de agosto de 2012 (ficando até o dia 14 de setembro) abro a exposição individual "cores e formas" na assembleia legislativa em Natal RN.

Em setembro de 2012 crio um blog para publicar minhas HQs, de temas adultos, online. Hora de ler HQ.

2012 - Os mundos dos quadrinhos e da literatura se encontrarão para a II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro, na Praça Cívica do Campus/UFRN.
Participo da FLiQ! com alguns artistas, veja fotos AQUI e com uma oficina de arte final e de uma Mesa redonda do Projeto Visualizando Citações da escritora Milena Azevedo ao qual desenho uma das estorias (veja AQUI).

2013 - Participo da FLiQ! Feira de Livros e Quadrinhos de 22 a 25 na Praça Cívica do Campus/UFRN. Em parceria com vários artista montamos o estande PQP Produção de Quadrinhos Potiguares, participação de Mike Deodato (marvel), Geraldo Borges (DC), Ricardo Jaime e outros mais, veja fotos AQUI.

2014 - Participo da coletânea de Quadrinhos Visualizando Citações, desenhando 3 histórias

2015 - inicio do ano, participo da Coletânea Fronteira Livre, a mesma ficou entre as trinta edições no Festival de Angoulême (veja matéria aqui) desenho duas histórias. veja AQUI fotos do lançamento das duas hqs.

No mês de agosto começo a publicar minhas HQs na plataforma Social Comics, veja as mesma clicando AQUI.

De 15 a 18 de outubro participo da FLiQ feira de livros e quadrinhos de Natal, ministrando uma oficina de desenho de observação.
Neste mesmo evento é publicada a HQ ECAM escrita por Joseniz e desenhada por mim, saiba mais sobre a mesma AQUI.

2016 - Participo da COLETÂNEA POTIGUAR DE QUADRINHOS (edital Moacy Cirne de 2014) com uma estória de Eni Guimá e Urubu Man. Veja AQUI vídeo mostrando a mesma, lançamento ocorrido no dia 09/05/2016 na capitania das artes, Natal RN. 

De 10 a 13 de novembro participo da 6ª FLiQ feira de de livros e quadrinhos de Natal, no evento estava lançando a HQ Não é a dupla dinâmica (leia online AQUI) o Artbook DESENHANDO MULHERES e o livro ilustrado O ASSASSINO DE UM MILHÃO DE DÓLARES (veja vídeo promocional AQUI) além de vários prints exclusivos, veja vídeos de alguns eventos AQUI

17 de novembro, junto com alguns amigos, fizemos a 1ª TROPICÁLIA CULTURAL em São Rafael RN (veja fotos AQUI), o evento busca mostrar a arte e os artistas locais, segundo evento no dia 16/12/2016 (fotos AQUI) para conhecer mais sobre o evento clique AQUI.

2017 - de 21 a 23 de abril participo do SAGA 2017, no centro de convenções de Natal RN na área dos Artists Alley, fazendo caricaturas ao vivo, venda de prints e meus quadrinhos, veja vídeo feito no evento AQUI.

2018 - Comecei fazendo bastante retratos em grafite (veja exemplos AQUI) caricaturas (exemplos AQUI), nesse ano começo a fazer um vídeo por semana para meu canal no youtube tempo de arte (conheça o mesmo clicando AQUI)  participo de mais uma edição da FliQ (feira de livros e quadrinhos de Natal RN) com oficina de HQs e vendas de arte e quadrinhos, foi um ano de muitas oficinas de arte nas escolas.

2019 - Começo o ano fazendo pinturas em tela (veja exemplos AQUI) mais caricaturas e produção de quadrinhos publicando HQs digitais no Kindle da amazon (veja o catalogo da amazon AQUI) e no final do ano participo, em parceria com meu irmão Wagner Freitas, um edital de quadrinhos de Natal com a HQ Eni Guimá, procurando Jack Roland (conheça sobre o personagem clicando AQUI) a mesma tirou em primeira lugar na categoria quadrinhos.

2020 - Um ano difícil para todo mundo, devido a pandemia causada pelo corona vírus, todo tipo de evento presencial não foi possível acontecer, um ano de muitas encomendas via net, no  final do ano teve o edital do governo do estado do RN Aldir Blanc.

2021 - Projeto de lives (festival de artes visuais, assista AQUI) mostrando artes e artistas do RN e mais uma HQ de Eni Guimá (veja a HQ AQUI) selecionados pela lei Aldir Blanc RN.

2022 - Abertura do estúdio TEMPO DE ARTE, com exposição de telas, quadrinhos e caricaturas situado na cidade de São Rafael, veja vídeo mostrando o mesmo AQUI!  

Canal Tempo de Arte, acesse e inscreva-se.

Canal Tempo de Arte, acesse e inscreva-se.
novos vídeos toda semana